Epicondilite do cotovelo
Epicondilite do cotovelo
Temos, na anatomia do cotovelo, duas estruturas ósseas proeminentes chamadas de epicôndilos, onde diversos dos músculos do antebraço se originam. São conhecidas por epicondilo medial, na região mais próxima ao corpo, e epicôndilo lateral, na face externa do cotovelo.
No epicôndilo lateral, saem os músculos que extendem a mão e os dedosenquanto o epicôndilo medial é a origem dos tendões dos músculos que flexionam o punho e fecham os dedos.
A epicondilite lateral é a doença relacionada à inflamação deste epicôndilo, levando a dor mais localizada na parte esterna do cotovelo, tembém conhecida como cotovelo de tenista. Já a inflamação no epicôndilo medial, leva a dor ou mesmo um pequeno inchaço na parte interna do cotovelo, com dor importante
Ambas podem levar à dor em atividades que exigem que se empunhe ferramentas, rotação, apertar ou afrouxar parafusos, girar maçanetas, sustentar objetos pesados entro outros.
Sendo causadas principalmente por esforço repetitivo, como ao manusear um martelo ou outra ferramenta por longos períodos, bem como em esportes.
Tais dores são aliviadas com compressas geladas ou quentes, porém o diagnóstico preciso é importante para indicar o afastamento das atividades que estejam causando esta doença.
Deixe uma resposta
Tem alguma dúvida ?Deixe um comentário!