1

Rotura do cabo longo do bíceps

Rotura do cabo longo do bíceps

O músculo chamado de bíceps braquial é responsãvel pela flexão do cotovelo, bem como rotação do antebraço e proteção de certas estruturas do ombro durante a elevação do membro. Ele é composto de duas porções distintas, cada uma se originando em tendões separados, chamados de cabos longo e curto do bíceps. A grande maioria dos casos onde há ruptura de tendão neste músculo, ela acontece no cabo longo.

O tendão é uma estrutura anatômica muito forte, mas que pode eventualmente sofrer com o estresse de movimentos repetitivos, excesso de carga na prática esportiva, fatores que se agravam na presença de tendinites e outras doenças. Traumas, como quedas com o braço estendido e outros mecanismos também podem causar a ruptura do tendão que liga o músculo ao osso. A idade e o tabagismo são fatores de risco que aumentam a chance desta lesão.

A lesão é usualmente súbita, com uma dor aguda no braço, ocasionalmente com um estalo audível, manchas roxas na região, associadas à possível perda de força e mobilidade no cotovelo, antebraço ou mesmo ombro, em conjunto com um abaulamento na parte da frente, acima do cotovelo

Muitos casos são tratados de maneira conservadora, com a compensação gradual do corpo e tratamento dos sintomas neste tempo. Outros podem ter indicação de cirurgia, de acordo com diversos fatores individuais de cada caso.

2

0 respostas

Deixe uma resposta

Tem alguma dúvida ?
Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *